bastidores   / GLOBO REPÓRTER

Sexta-feira Santa na Jordânia

Bette Lucchese cruza o país para refazer a rota do profeta Moisés

Editorial Digital Publicado sexta 19 abril, 2019

Bette Lucchese cruza o país para refazer a rota do profeta Moisés
Bette Lucchese posa em Wadi Numera, um caminho entre cânions, que começa numa espécie de portal com a pedra equilibrada nas alturas - Globo/Divulgação

Hoje, Sexta-feira Santa, 19, o Globo Repórter desembarca na Jordânia para refazer a rota do profeta Moisés e do povo hebreu na busca pela terra prometida. No programa em que história e fé se misturam, a repórter Bette Lucchese cruza o país, embarca na Estrada do Rei, um dos caminhos mais antigos do mundo, revela o milagre das águas, o enigma dos mosaicos de Madaba e o tesouro escondido por doze séculos pelos beduínos, os povos do deserto: um templo de quase 40 metros esculpido na rocha.

Muitas espécies vivem nas areias do deserto e a repórter faz um safari pelo deserto para conhecer de perto a vida selvagem da Jordânia, com animais como a gazela do deserto, os burros domesticados e os antílopes brancos, chamados órix da Arábia, que foram extintos do país e recuperados graças à Reserva de Shaumari, centro de reprodução de animais ameaçados, também retratado no programa.
“Gravar um ‘Globo Repórter’ na Jordânia foi uma experiência fascinante. É como se o passado virasse presente de uma hora para outra. Além de percorrer caminhos históricos, conhecemos a força das mulheres beduínas, moradoras do deserto. Quem percorre essas estradas antigas chega ao fim transformado.”, antecipa a repórter Bette Lucchese.

O Globo Repórter vai ao ar depois da minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora.

Último acesso: 28 Feb 2021 - 01:10:52 (1048781).